news

No passado mês de junho, a Textang II lançou um desafio criativo para estilistas e fazedores de moda de Luanda, que vai se estender até ao mês de Dezembro do ano em curso.

O #DesafioTextangII é um concurso de moda autoral que reunirá 30 diferentes estilistas e designers de moda angolana que, em diversos grupos seleccionados por sorteio, terão que criar um look ou outfit completo seguindo uma temática estabelecida e materializá-la com tecidos fornecidos pela organização.

Sendo a Textang II uma das maiores fábricas de tecidos em Angola e no activo, o desafio tem como objetivo, gerar um vínculo ainda mais forte entre a indústria têxtil e os criadores de moda do país, proporcionando a cada participante, a oportunidade de mostrarem o seu potencial criativo e expandir a sua marca conquistando novos consumidores, por meio de publicações virtuais.

Todos os criadores reunidos por sorteio em grupos de 5 estilistas por etapa, deverão criar 1 outfit em 1 semana com 5 metros de tecidos diversos entregues pela organização e respeitando a temática seleccionada. Após a semana de criação, deverão apresentar até 9 fotografias, um vídeo do processo produtivo e uma breve memória descritiva do seu trabalho. Todo o material entregue pelos participantes, será publicado no Instagram da Textang II para a votação geral do público e após validação dos júris participantes.

A estilista Rose Palhares, responsável da marca que leva o seu nome e embaixadora da Textang II, será a júri principal que acompanhará todo o percurso do Desafio (desde junho até a final), avaliando os trabalhos apresentados pelos participantes segundo a sua criatividade, combinação de cores ou tecidos, manipulação ou intervenção artística e respeito pelas normas do desafio. Por sua vez, cada etapa terá um júri convidado; alguém que não seja necessariamente do mundo da moda mas que esteja relacionado a temática de cada etapa. Músicos, apresentadores, fotógrafos e personalidades renomadas, passarão pelos “live” organizados deixando a sua opinião e conselhos para os participantes.

Todo o processo criativo, terá o suporte, guia e estímulo por parte da professional Jurehma Ramos que fará a curadoria ao longo de todo o processo, auxiliando especialmente os criadores a encontrarem enlaces ou uniões entre as temáticas sorteadas, a estética particular dos criadores com o máximo de criatividade possível.

Cada estilista vencedor da sua etapa, terá como prémio, 50 metros de tecido a escolha para assim desenvolverem colecções para a sua marca. Para a final prevista em Dezembro, se voltará a convocar todos os finalistas das etapas anteriores para assim voltarem a concorrer com uma nova temática ainda mais desafiante e com a criação de novos outfits que colocarão à prova toda a sua imaginação.

 

.

Entrevista em RCA Matinal