news

A Yami Manequim (Meu Manequim) nasce no final de 2021 com uma proposta revolucionária – produzir manequins artesanalmente com medidas padronizadas para o biótipo dos angolanos, a partir de pesquisas de observação, realizadas pela sua fundadora. Durante várias décadas, os manequins para costura foram feitos para os mercados europeu, americano e asiático, com medidas que não correspondem a nossa realidade africana e são fabricados com materiais rígidos, como papelão prensado e fibra de vidro.

Pela primeira vez em África, manequins macios começaram a ser produzidos, permitindo que os tecidos sejam alfinetados facilmente sobre a sua superfície e que atendam as curvas e as proporções dos corpos dos africanos.

Temos um orgulho enorme em saber que esses manequins revolucionários saíam do nosso pais com a marca Yami bordada na região pélvica.

Os manequins Yami, são 100% alfinetáveis, preenchidos inicialmente com materiais recicláveis (restos de fraldas e absorventes desperdiçados pelas fábricas) e revestidos com tecido de algodão crú que não possui algum químico de tingimento.

No ano de 2022, a Yami Manequim passou a contar com o apoio da TEXTANG II, o que permitiu que os manequins sejam mais leves já que agora são preenchidos com fibra de algodão que é cedido pela nossa empresa e são mais charmosos com o exterior feito com tecido Tafetá alvejado, 100% algodão.

O apoio da TEXTANG II permitiu não só a evolução e melhoria dos manequins, como também a viabilidade e a continuidade do projecto que se prevê abrangir Angola.

Além dos manequins com medidas padrão, a Yami tem o serviço de produção de manequins personalizados, feitos com as medidas sugeridas pelo cliente. O público-alvo são os profissionais e iniciantes de costura, alfaiates e designers, grandes fábricas e pequenos ateliês de costura, estudantes e professores. São pessoas completamente diferentes unidas pelo entusiasmo, vontade de criar e pelo perfeccionismo na qualidade das ferramentas de trabalho que usam.

Todos os manequins da Yami são bordados com o logótipo da Yami Manequim e o da TEXTANG II, testificando o acordo selado entre as partes.