news

O Atelier Rossana é um programa de inclusão social, implementado pelo Projecto Kitabanga, Estudo e Conservação de Tartarugas Marinhas de Angola, que teve o seu início em 2018, com a auscultação da comunidade de Hogiwa/ Longa – Kwanza Sul.

Após encontros com a comunidade, especialmente com as mulheres e jovens, em 2019 começou a ser desenhado o projecto piloto e durante a pandemia do Covid-2019 foi feito o primeiro workshop de corte e costura com 8 mulheres e jovens da comunidade. Estas, junto com a professora e técnicas do projecto, começaram a desenvolver as tartarugas em tecido, reciclar tampas de garrafas (caricas) e garrafas plásticas. De forma a conscientizar a população local e geral sobre a problemática do lixo/plásticos como um dos efeitos antrópicos como causa no aumento da mortalidade das tartarugas marinhas.

Com essa formação elas começaram a produzir itens que são vendidos a beira da estrada nacional (EN100 – Sul) e o projecto ajudou na construção de um quiosque, para melhor visibilidade.

Estas mulheres tiveram a sua vida impactada, pois conseguiram aprender uma nova profissão e dela, já conseguem ter um rendimento extra e melhorar a sua condição de vida, sem depender estritamente da agricultura e pesca.

Em 2023 foi possível elevar o nome do atelier, com a viagem da Cori (a mascote) pela América do Sul, para ir a Conferencia Internacional de Tartarugas Marinhas em Cartagena – Colômbia. Participou em actividades de educação ambiental e na reunião regional de África.Esta mascote acabou por ficar por ter sido arrebatada em um leilão.

Em 2024, contamos levar uma maior variedade de produtos feitos pelo atelier, ao 42º Simpósio internacional de tartarugas marinhas, que será realizado em Pattaya/Tailândia de 24 á 29 de Março de 2024.

No final da temporada 2022/2023 firmou-se uma parceria com a TEXTANG II. Desde então o Atelier será apoiado pela TEXTANG II, no fornecimento de tecidos da mais variada gama, e subprodutos de algodão considerados desperdícios industriais para que possam produzir e dar asas a criatividade. As tartarugas são cuidadosamente cheias com a fibra de algodão, tornando-as mais macias ao toque, sendo que é um produto muito usado por crianças; os sacos produzidos com o pano de algodão cru são resistente e propício para sacola de compras, praia, de viagem ou simplesmente para um estilo de vida “eco friendly”; incentivando assim ao não uso de sacos plástico, já os sacos de pão feitos em sarja 2/1, adornados com franjas de fibra de algodão, são elegantes e multifuncionais

Firmando assim esta parceria, com os produtos elaborados com o material doado pela TEXTANG II, constará o logo para conferir a autenticidade de um produto de Angola, feito com matéria-prima de Angola e por angolanas no interior do país, para o mundo.

Perspetivamos abranger este programa para mais comunidades onde o projecto intervém, fazendo com a economia daquelas aldeias seja alavancada e consequentemente descobrir novos talentos.

 

Atelier Rossana Kitabanga e TEXTANG II

Juntos pela conservação das tartarugas marinhas!